• (48) 99853-4332
  • contato@geosolar.com.br

Como funciona

Sistemas fotovoltaicos conectados à rede

Como funcionam os Sistemas Fotovoltaicos conectados à rede?


1. Os módulos fotovoltaicos captam a energia do sol e convertem-na em eletricidade.

 

2. A energia convertida pelos módulos passa pelo inversor e é injetada diretamente na rede elétrica, sendo utilizada pelos aparelhos da edificação.

 

3. A energia gerada e não consumida instantaneamente pela unidade é exportada para a rede da concessionária, gerando créditos de energia, válidos por 60 meses. Esses créditos poderão ser utilizados nos períodos em que o sistema não está produzindo (noite, por exemplo); descontados nas faturas dos meses subsequentes; ou utilizados para abater o consumo de outras edificações do mesmo consumidor (observadas as regras estipuladas pela ANEEL).

 

Como Funciona

O que é a geração fotovoltaica?


A energia solar é uma excelente opção de energia renovável, já que o sol é uma fonte energética disponível a todos e gratuita. Dentre as formas de aproveitamento dessa energia destaca-se a Geração Fotovoltaica, que utiliza a radiação solar, e não o calor, para produzir eletricidade. Os módulos fotovoltaicos são compostos por semicondutores que, ao receberem luz, transformam-na em energia elétrica.

Principais equipamentos do sistema:


• Módulo fotovoltaico

• Inversor fotovoltaico

• Estrutura de suporte/fixação

• Chave seccionadora e disjuntor

• Dispositivo de proteção contra surtos de tensão

• Condutores

Regulamentação da geração distribuída

Procedimentos e etapas de acesso


A partir da criação do sistema de compensação de energia elétrica pela ANEEL, regulamentado pela Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, o consumidor brasileiro passou a poder gerar sua própria energia elétrica por meio de fontes renováveis e fornecer o excedente para a rede de distribuição da sua região.

 

A REN nº 482/2012 estabeleceu as condições gerais para o acesso de micro e minigeração distribuída. A figura a seguir ilustra as etapas e os prazos do procedimento de acesso:

 

Regulamentação da Geração Distribuída

Ampliação, Manutenção e Garantia


1. Os sistemas fotovoltaicos são modulares. Caso a capacidade da potência inicialmente instalada, com o passar dos anos, passe a ser insuficiente para a unidade consumidora, é possível expandir o sistema, adequando-o à nova demanda, e mantendo os equipamentos já instalados.

 

2. De modo geral, os sistemas fotovoltaicos não necessitam de manutenção. Quando instalados em locais com pouca inclinação ou onde há, por exemplo, muita poeira, pode haver a necessidade de limpeza dos módulos a fim de evitar a perda de eficiência do sistema. No entanto, normalmente, a própria água da chuva faz esse trabalho. 

 

3. Todos os equipamentos com que trabalhamos são de excelente qualidade, certificados pelos órgãos competentes, de marcas reconhecidas mundialmente e com garantia nacional. Vale registrar que os módulos fotovoltaicos são altamente resistentes, com vida útil superior a 25 anos.

 

Agende uma visita ou solicite mais informações sobre nossos serviços

Somos especialistas em Sistemas Fotovoltaicos residenciais e comerciais.